Olimpíada abre 6.700 vagas temporárias e remuneradas

Cadastramento online será feito a partir do mês que vem. Oportunidades são para todas as idades

Por O Dia

Rio - Quem está interessado em trabalhar nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos tem uma boa oportunidade. A partir do mês que vem serão abertas 6.700 vagas temporárias e remuneradas. Os candidatos devem ficar atentos, pois um site de recrutamento da empresa de Recursos Humanos ManpowerGroup entrará no ar para o cadastramento online em setembro.

O Maracanã será palco da abertura e encerramento dos Jogos OlímpicosDivulgação

“Das 6.700 oportunidades, cerca de 3.500 serão operacionais. Ou seja, vão fazer o atendimento ao público nos eventos e às equipes. As demais vão ser mais técnicas, de gerência, gestão e coordenação. Mas ainda estamos definindo com o Comitê Organizador, qual vai ser o perfil de cada vaga”, explicou o executivo-chefe da ManpowerGroup no Brasil, Riccardo Barberis.

Ele confirmou que 90% dos postos de trabalho vão ser para o Rio e os outros para as cidades onde haverá competições de futebol, como Manaus e Belo Horizonte.

Após o cadastramento pela internet, as vagas começam a ser abertas aos poucos — ainda não há definição de datas do início dos processos seletivos. Em seguida , segundo Barberis, vão ocorrer avaliações e entrevistas online e, por fim, uma entrevista presencial.

O executivo diz que a remuneração e os pré-requisitos serão definidos com o perfil das vagas, mas adiantou o que poderá ser um diferencial para o candidato.

“Conhecimento de Língua Inglesa com certeza. Pode ajudar também se a pessoa conhecer previamente ou tiver interesse pessoal ou praticado algum dos esportes. Isso dentro da possibilidade que teremos de fechar todas as vagas, o que é prioridade”, indicou.

Ainda estão previstos treinamentos, principalmente, para os postos operacionais. “Vamos abordar questões como: ‘o que pode ser um imprevisto em um evento?’ E se a pessoa seria capaz de agir com agilidade em situação crítica, por exemplo. Para as vagas técnicas, ainda vamos definir o perfil com o comitê para decidir se haverá e qual o tipo de treinamento”, esclarece.

Para Barberis, mais do que aquecer a economia local, os Jogos Rio 2016 são uma oportunidade para trabalhadores de todas as idades. “Os jovens terão chance de captação forte. Será um legado profissional para eles. Os aposentados nos trazem experiência e maturidade”, diz.

Chances para voluntários ainda abertas

Entre as 6.700 vagas temporárias e remuneradas, algumas das que têm perfil técnico serão de gestão e supervisão dos voluntários, que já começaram a atuar nos eventos-teste para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, e continuarão a chegar.

Como O DIA noticiou, nesta semana, parte das 70 mil vagas totais do evento ainda estão abertas. E já há 242 mil pessoas concorrendo. De acordo com o Comitê Rio 2016, os interessados devem colocar o nome na lista de espera no site rio2016.com.

A escolha será feita em função das necessidades e do perfil de cada área. O candidato precisa ter terminado o Ensino Fundamental e mais de 18 anos de idade e estar disponível durante as datas dos jogos. Não há limite máximo de idade.

A pessoa ainda pode selecionar três áreas nas quais gostaria de atuar, como atendimento ao público, esportes, imprensa, produção de cerimônias, serviços de saúde, tecnologia e transportes.

O processo de seleção é longo. Há necessidade de passar pelo teste de perfil, nivelamento de idiomas, dinâmica online e ainda por entrevista presencial. Os escolhidos vão ser informados por meio de carta até novembro.

Últimas de _legado_Economia