Guia única de novembro do eSocial deve ser paga até segunda-feira

Documento inclui recolhimento do FGTS sobre antecipação da primeira parcela do 13º

Por O Dia

Rio - Empregadores têm até segunda-feira para pagar o boleto do eSocial, o Simples Doméstico, referente a novembro com encargos do FGTS, INSS e dos empregados. O documento inclui também o recolhimento do fundo sobre a antecipação da primeira parcela do 13º salário. 

Até a última sexta-feira, mais de 950 mil empregadores domésticos já haviam emitido a guia única (DAE) para pagamento do Simples Doméstico do mês passado, o que corresponde a aproximadamente 76% do total das guias emitidas para a folha de pagamento de outubro de 2015, informou por meio de nota a Receita Federal.

Além de tributos sobre 13º, empregador recolhe contribuição do INSSErnesto Carriço / Agência O Dia

A ferramenta para o recolhimento dos tributos sobre o pagamento da segunda parcela do abono natalino está sendo finalizada pela área técnica do governo. A segunda parte do 13º deve ser paga ao empregado até o dia 20 de dezembro.

No boleto do eSocial, além dos tributos sobre o 13º salário, o empregador recolhe, em documento único, a contribuição previdenciária referente ao mês, que varia de 8% a 11% da remuneração do trabalhador e 8% de contribuição patronal para a Previdência. A guia também inclui 8% de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), 0,8% de seguro contra acidentes de trabalho, 3,2% de indenização compensatória (multa do FGTS) e Imposto de Renda para quem recebe acima da faixa de isenção (R$1.903,98).

DESLIGAMENTOS

Em dezembro, foi incluída outra funcionalidade no eSocial, que é o registro do desligamento de empregados domésticos. “Para desligamentos que tiveram recolhimento de FGTS na Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS (GRRF), o empregador recolherá os tributos, se for o caso, na guia única (DAE) mensal”, explicou a Receita Federal, em nota na última semana.

Últimas de _legado_Economia