Depois da Coreia do Norte, Dennis Rodman pede mundo sem política por um dia

Ex-jogador da NBA irritou muitas pessoas nos Estados Unidos quando culpou Kenneth Bae, um missionário norte-americano preso na Coreia do Norte, pela própria detenção

Por O Dia

China - O ex-jogador de basquete da NBA Dennis Rodman fez um apelo nesta segunda-feira ao mundo para que deixe a política de lado, ao menos por um dia, ao desembarcar na China depois de viagem à Coreia do Norte, onde provocou polêmica com comentários sobre um norte-americano preso no isolado país comunista.

Rodman, de 52 anos, irritou muitas pessoas nos Estados Unidos com uma entrevista na semana passada em que culpou Kenneth Bae, um missionário norte-americano preso na Coreia do Norte, pela própria detenção, e não as autoridades norte-coreanas.

O ex-jogador, que diz ser amigo do ditador norte-coreano, Kim Jong Un, desculpou-se depois pelos comentários feitos durante a visita à Coreia do Norte junto com um grupo de outros ex-jogadores da NBA.

Rodman foi recebido por uma multidão de jornalistas na volta à China, e atravessou o saguão do aeroporto acompanhado por seguranças até chegar a um carro estacionado à espera dele.

"Quero dizer às pessoas que não importa o que esteja acontecendo no mundo, por um dia, só por um dia, sem política, sem todas essas coisas", disse.

"Não sou o presidente, não sou embaixador, eu sou Dennis Rodman, só um indivíduo, apenas mostrando ao mundo o fato de que podemos realmente nos dar bem e sermos felizes por um dia", acrescentou.

Ele então aparentemente começou a chorar e afastou-se da mídia, repetindo "desculpas".

Alegando que estava sob efeito do álcool, Rodman pediu desculpas pelos comentários sobre Bae, que foi condenado a 15 anos de trabalhos forçados na Coreia do Norte após ser detido em 2012 sob acusação de subversão.

Rodman disputou na semana passada uma partida de basquete na capital norte-coreana, Pyongyang, para comemorar o aniversário do líder norte-coreano Kim. A visita foi duramente criticada por ativistas dos direitos humanos.

Ex-jogador de basquete da NBA, Dennis Rodman, é cercado por jornalistas em sua chegada a ChinaReuters


Últimas de _legado_Mundo e Ciência