Cuba exige fim de bloqueio econômico

Presidente Raúl Castro deu ‘recado’ aos Estados Unidos

Por O Dia

Costa Rica - O presidente cubano, Raúl Castro, exigiu nesta quarta-feira que os Estados Unidos acabem com o embargo comercial contra país. Ele citou, ainda, que os americanos devem devolver a Cuba base militar na Baía de Guantánamo, na ilha caribenha. Só assim, segundo Castro, haveria condições para a plena normalização das relações entre os dois países.

A declaração foi feita durante a 3ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, que ocorre na Costa Rica. Em dezembro, as duas nações anunciaram histórica reaproximação diplomática, após mais de 50 anos de rompimento. “A reaproximação diplomática não fará nenhum sentido caso esses problemas não sejam resolvidos”, afirmou.

Ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, irmão de Raúl, afirmou em artigo há três dias: “não confio na política dos Estados Unidos”, sem porém criticar a reaproximação. Na terça, o antigo líder esteve com o teólogo brasileiro Frei Betto em Cuba. Foi um ‘afetuoso’ encontro, segundo o jornal oficial do país, ‘Granma’. Na conversa, eles abordaram temas nacionais e internacionais.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência