ONU afirma que Coreia do Norte pode estar expandindo produção de urânio

Segundo especialista nuclear, país pode utilizar o elemento para aumentar o arsenal de armas nucleares

Por O Dia

Washington - A Coreia do Norte parece estar expandindo sua capacidade de produzir urânio, que pode ser usado para aumentar seu arsenal de armas nucleares, disse um especialista nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quarta-feira.

Em um relatório no site de monitoramento do país, o 38 North, Jeffrey Lewis disse que imagens de satélite recentes mostraram que no último ano a Coreia do Norte começou a reequipar uma grande usina de urânio em Pyongsan, condado no sul da nação isolada.

“A reforma dá a entender que a Coreia do Norte está se preparando para expandir a produção de urânio de uma mina próxima”, afirmou Lewis, diretor do Programa de Não-proliferação do Leste da Ásia do Instituto Monterey de Estudos Internacionais, no relatório.

“Uma possibilidade é que a Coreia do Norte irá enriquecer o urânio para aumentar seu estoque de armas nucleares”, declarou Lewis.

Outra probabilidade é que o urânio seria usado para a produção de combustível para um Reator Experimental de Água Leve em construção em sua instalação de pesquisa nuclear de Yongbon e para futuros reatores de água leve baseados nesse modelo, acrescentou Lewis.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência