Mulher ao volante, sucesso constante

Segundo levantamento, elas já são 5% do total de motoristas de ônibus da cidade

Por O Dia

Rio - Estejam em cima ou não do salto, elas nunca saem do comando. Segundo estimativa do Rio Ônibus, sindicato das empresas de ônibus do município do Rio, as mulheres já somam 5% do total de motoristas profissionais trabalhando no transporte coletivo da cidade. São mais de 900 condutoras ao volante. 

As mulheres já são 5% do total de motoristas profissionais trabalhando no transporte coletivo do RioDivulgação

O maior time feminino ao volante no Rio pertence à viação Vila Real, do Consórcio Internorte. De acordo com a gerente de Recursos Humanos Érica Faria, 25 mulheres conduzem os passageiros nas sete linhas da empresa atualmente.

Foi da mesma companhia a iniciativa de realizar o programa "Mulher ao volante - Sucesso constante", para que mulheres sem experiência ou em busca de recolocação profissional pudessem se tornar motoristas de ônibus.

Segundo Érica, as candidatas passam pelo treinamento junto com os homens. “A gente achou que elas se sentiriam intimidadas, mas isso não aconteceu. A mulher é mais delicada, mais atenciosa. A gente incentiva que essas características femininas sejam usadas no relacionamento com os passageiros”, explica.

A motorista Mara Sandra de Oliveira conta que nunca se envolveu em acidentes com vítimas e que os passageiros costumam fazer brincadeiras quando percebem que uma mulher está no volante. “Um dia um senhor entrou no ônibus e ameaçou descer, dizendo que não ia andar com uma mulher. Tomei um susto! Mas logo ele voltou dizendo que era brincadeira. Antes de descer elogiou o meu trabalho. Os colegas de profissão também ajudam bastante, dão muita força”, destaca a motorista.

Últimas de _legado_O Dia no Coletivo