Sucesso na carreira: Estimular a equipe é fundamental

Grandes líderes sabem que o seu sucesso e o da empresa dependem dos resultados da equipe

Por O Dia

Rio - Grandes líderes sabem que o seu sucesso e o da empresa dependem dos resultados da equipe. Eles eliminam tudo que diminui a motivação, criam ambientes de trabalho descontraídos e acreditam no talento de cada funcionário. Têm paixão pelo trabalho e são hábeis em estimular o comprometimento das pessoas.

Além disso, conseguem extrair as melhores qualidades de cada um e geram resultados excepcionais para a empresa. Mas as estatísticas assustam ao demonstrar que grandes líderes são a minoria: mais de 70% dos trabalhadores confessam que não se sentem engajados no trabalho e mais de 75% das pessoas pedem demissão não pela insatisfação, mas porque não suportam mais seus chefes. Veja a seguir como estimular sua equipe.

Por Janaina Ferreira

PERGUNTA E RESPOSTA

“Coordeno uma equipe com oito pessoas, mas sinto que ela está desestimulada e não sei o que fazer para melhorar o ânimo das pessoas. Como posso ‘energizar’ e estimular meu pessoal?”

Carla, Méier

Olá, Carla! Manter a equipe motivada é uma das principais responsabilidades de um gestor. Portanto, buscar resultados a partir do bom relacionamento entre as pessoas e de um ambiente de trabalho motivador é uma ação necessária e inteligente.

Pense nos chefes que mais influenciaram sua carreira. Antes de você realizar uma tarefa, o que eles faziam para você dar o melhor de si? E, depois da tarefa pronta, eles reconheciam o seu resultado? E você, dava o melhor de si apenas para receber o salário no fim do mês ou era porque estava engajada?

O tema da sua pergunta é campeão: o que um líder deve fazer para que as pessoas deem o melhor de si? Inspirar credibilidade, criar as condições necessárias para a equipe dar resultados e conversar muito.
As pesquisas mostram que as pessoas se desmotivam e buscam novos empregos não por conta do salário, mas pelos problemas de relacionamento com o chefe.

Então, você tem alguns passos para manter em alta o entusiasmo da sua equipe. Em muitos deles, você pode pedir ajuda ao setor de Recursos Humanos.

A primeira atitude é estabelecer uma relação de confiança, transformando funcionários em parceiros. Depois você precisa oferecer os recursos necessários ao trabalho, criar uma política de recompensas para reter os melhores funcionários e treinar continuamente. Outro ponto importante é não só dar “broncas” quando o resultado da tarefa não sair como o esperado, mas encorajar a responsabilidade, a autoconfiança e dar autonomia para quem for desenvolvendo novas habilidades.

Essas atitudes inibem o medo e reforçam a relação de confiança. Praticando estes passos e demonstrando sincero interesse pelas pessoas, você construirá uma equipe confiante em si mesma e em você.

Boa sorte!

Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ. Amanhã, Sucesso nas Finanças.

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