'Não se deve comparar culturas', diz antropóloga

Atribuído a um americano que viveu no nosso país, texto que circula pela Internet faz uma série de críticas aos brasileiros

Por O Dia

Rio - Atribuído a um americano que viveu no nosso país, texto que circula pela Internet faz uma série de críticas aos brasileiros. O autor diz ter detestado morar aqui: afirma que somos preguiçosos, agressivos no trânsito e respeitamos apenas as pessoas próximas. Para Sonia Giacomini, professora de Antropologia da PUC, o texto erra ao comparar culturas diferentes.

— O que a sra. achou da lista?
—É uma análise parcial, uma vez que ele cita apenas aspectos negativos. Além disso, se a experiência de viver no Brasil foi tão ruim, por que ele ficou aqui por três anos?

— Quais foram os erros cometidos por ele ?
— O principal foi querer julgar nossa cultura tomando por base elementos da cultura americana. É o que em antropologia chamamos de etnocentrismo, quando um grupo ou indivíduo discrimina outro por seus hábitos e costumes. Se há elementos da vida americana que são admiráveis, há muita coisa que eles poderiam aprender conosco.

— Por exemplo...
— As relações raciais. Sabemos que há preconceito aqui, mas é evidente que nós conseguimos nos integrar bem melhor que nos Estados Unidos, onde a segregação é evidente.

Últimas de Rio De Janeiro