Carnaval de rua cai no gosto de turistas, diz pesquisa da Riotur

Segundo o órgão, 100% dos entrevistados em blocos que desfilaram pela cidade pretendem retornar

Por O Dia

Rio - Não só os cartões-postais cariocas são atrativos para os turistas que visitam o Rio. A alegria vista na folia carioca também contagia quem passa pela Cidade Maravilhosa e vira motivo para um 'bis'. Pelo menos é o que diz pesquisa encomendada pela Riotur com turistas presentes nos blocos. Segundo o órgão, dos 389 entrevistados, 100% garantiram que pretendem retornar. 

Orquestra Voadora desfilou no Aterro do Flamengo, na Terça-feira de Carnaval, e entrou na avaliação dos turistasNelson Vasconcelos / Agência O Dia

As 389 entrevistas foram feitas em 26 blocos disputados pelos foliões, como Céu na Terra, Cordão do Boitatá, Sargento Pimenta, Último Gole, Orquestra Voadora, Simpatia é Quase Amor e Banda de Ipanema. Do público total, 25% era formado por turistas, sendo 23% brasileiros e 2% estrangeiros. Em 2013, o percentual de turistas nos blocos era de 11%.

Além de 100% dos entrevistados terem dito que pretendem retornar à cidade,  97% tiveram suas expectativas correspondidas ou superadas e irão recomendar o carnaval de rua a parentes e amigos. Além disso, 29% estavam indo a um bloco pela primeira vez.

Para o secretário de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, o resultado comprova a importância do Carnaval de rua também para a economia da cidade: "O Carnaval de rua comprova seu sucesso e sua importância no fomento do turismo e da economia da cidade".

Do total de entrevistados, 63% eram mulheres, 46% tinham entre 25 e 31 anos, 52% possuíam ensino superior, 63% utilizaram o avião como meio de transporte. Grande parte dos entrevistados (69%) também vieram solteiros para o Carnaval. A média de tempo na cidade foi de seis dias.

Bloco Sargento Pimenta arrastou uma verdadeira multidão ao Aterro do Flamengo com sua mistura de Beatles com sambaFoto%3A Daniel Castelo Branco / Agência O Dia

Turistas também avaliaram os serviços 

De acordo com a Riotur, os visitantes também avaliaram a cidade de forma geral. Os visitantes julgaram como “ótimo/bom” os itens transporte público (48%), limpeza (51%), restaurantes (52%), informação turística (62%), hospedagem (63%), segurança (68%) e diversão noturna (89%).

Últimas de Rio De Janeiro