TJ realiza mutirão de conciliação entre consumidores e empresas, no Rio

Evento acontece entre os dias 23 e 27 deste mês

Por O Dia

Rio - Durante toda essa semana, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), por meio da Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais (Cojes), realiza um mutirão de solução alternativa de conflitos e conciliação entre consumidores e empresas, como parte da Semana Nacional de Conciliação, promovida e coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Durante os cinco dias, uma tenda e um ônibus da Justiça instalados em frente ao Fórum do TJRJ, no Centro do Rio, receberão centenas de pessoas com o objetivo de resolver demandas e celebrar acordos extrajudiciais.

Além de solução de conflitos, a semana também é de “desjudicialização”. “Esse mutirão é uma ferramenta que combate a judicialização das causas. A gente não pode permitir mais que um consumidor ajuíze uma demanda sem nunca ter procurado a empresa”, explica o coordenador do Centro Permanente de Conciliação do TJRJ, juiz Flávio Citro.

Para o magistrado, a ação proporciona ao consumidor uma experiência nova de diálogo com o prestador de serviço, necessário para evitar aumento do número de processos. “A justiça tem que trabalhar dentro de um conceito de pretensão resistida. Se não há acordo entre o consumidor e o empreendedor, a justiça empresta a pedagogia para resolver o conflito”, diz Citro.

Mais de 30 empresas participam do mutirão

O consumidor que deseja resolver seus problemas de forma mais rápida e eficaz pode se utilizar do mutirão em atendimentos presenciais e virtuais. Ao todo, 22 empresas contam com atendimentos nas tendas, mas quaisquer outras companhias podem ser acionadas extrajudicialmente na ação do TJRJ.

Para o atendimento via e-mail, algumas empresas parceiras do Projeto de Solução Alternativa de Conflitos – Conciliação Pré-Processual já possuem endereço para contato direto. Além disso, o tribunal conta com uma seção específica no portal da internet que faz parte do projeto (https://www.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/conciliacao-pre-processual), outro meio pelo qual o cliente insatisfeito pode procurar uma resolução.

As empresas parceiras do projeto e seus respectivos endereços eletrônicos são:

Vivo - conciliarvivo@tjrj.jus.br 
Claro - conciliarclaro@tjrj.jus.br 
Tim - conciliartim@tjrj.jus.br 
Ceg - conciliarceg@tjrj.jus.br 
Itaú - conciliaritau@tjrj.jus.br 
Light - conciliarlight@tjrj.jus.br 
Oi - conciliaroi@tjrj.jus.br 
Net - conciliarnet@tjrj.jus.br 
Casas Bahia - conciliarcasasbahia@tjrj.jus.br 
Ponto Frio - conciliarpontofrio@tjrj.jus.br 
Sky - conciliarsky@tjrj.jus.br 
Ricardo Eletro - conciliarricardoeletro@tjrj.jus.br 
B2W/ Americanas/ Shop Time/ Submarino - conciliarb2w@tjrj.jus.br 
Santander - conciliarsantander@tjrj.jus.br
Losango - conciliarhsbclosango@tjrj.jus.br 
HSBC - conciliarhsbc@tjrj.jus.br 
Bradesco - conciliarbradesco@tjrj.jus.br 
Citibank - conciliarcitibank@tjrj.jus.br 
Unimed - conciliarunimed@tjrj.jus.br 
Consul e Brastemp - conciliarbrastempconsul@tjrj.jus.br 
Universidade Estácio de Sá - conciliarestacio@tjrj.jus.br 
Gol - conciliargol@tjrj.jus.br 
Amil - conciliaramil@tjrj.jus.br 
Samsung - conciliarsamsung@tjrj.jus.br 
Nextel - conciliarnextel@tjrj.jus.br 
Britania - conciliarbritania@tjrj.jus.br 
Philco - conciliarphilco@tjrj.jus.br 
Tam - conciliartam@tjrj.jus.br 

Para tentar a conciliação com alguma empresa que ainda não participa do projeto, o consumidor pode enviar e-mail para os endereços: conciliarelegal@tjrj.jus.br e conciliacaopreprocessual@tjrj.jus.br.

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