‘Cidade dos Laranjais’ completa 183 anos

Comemorações terminam com a tradicional corrida e caminhada na Via Light

Por O Dia

Nova Iguaçu completou 183 anos na última sexta-feira, 15 de janeiro, e comemora a data com uma programação variada que se encerra hoje. Nesta manhã cerca de 2 mil atletas participam da tradicional corrida e caminhada de cinco quilômetros na Via Light, com largada prevista para às 8h30.

Foto noturna do centro de Nova Iguaçu mostra os arranha-céus dividindo espaço com o casario antigoAlziro Xavier / Divulgação

A comemoração começou na sexta-feira, com missa solene na catedral de Santo Antônio, no Centro, com presença do prefeito Nelson Bornier. Mais tarde ele depositou flores no busto do Comendador Francisco Soares, fundador da cidade, na Praça da Liberdade, nas proximidades da igreja. Na manhã de sábado ainda rolou um torneio de basquete de rua no Garrafão da Fama, na Vila Olímpica da cidade, também no Centro.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Nova Iguaçu é o maior município em extensão territorial da Baixada, com 519.159 km², e a segunda maior população da região, estimada em 807.492 habitantes em 2015. Inicialmente ainda abrangia outras futuras cidades dessa área, emancipadas com o passar dos anos, tais como Duque de Caxias (1943), Nilópolis e São João de Meriti (1947), Belford Roxo e Queimados (1990), Japeri (1991) e Mesquita (1999).

Últimas de _legado_O Dia na Baixada