Ampla registrou 740 raios na área da companhia ontem

Apenas no mês de janeiro, em municípios de concessão da Ampla, foram registrados 9.764 raios

Por O Dia

Rio - O Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da Ampla registrou 740 raios em toda a área de concessão da companhia ontem (3). Resende, no Sul do Estado, foi a cidade com maior incidência, com 191 raios, seguida por Petrópolis, com 83 descargas atmosféricas, e Duque de Caxias, com 56. Apenas no mês de janeiro de 2015, a Ampla registrou a incidência de 9.764 na área de concessão da companhia, formada por 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro.

A incidência de raios, que se intensifica no verão, é um dos fatores externos que mais causam instabilidade no fornecimento de energia elétrica, além dos riscos de acidentes. A queda de raios pode provocar curto-circuito, queima de equipamentos e acidentes fatais. Para evitar danos materiais e físicos, a Ampla dá dicas importantes de segurança e alerta sobre os cuidados que os clientes devem manter dentro e fora de casa durante as tempestades:

Cuidados dentro de casa:

- Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;

- Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;

- Evitar consertos de instalações elétricas;

- Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

Cuidados fora de casa:

- Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;

- Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Últimas de _legado_O Dia no Estado