Norte Fluminense ganhará parque tecnológico

Quinze instituições da região já estão mobilizadas para o projeto e assinaram esta semana um protocolo de intenções

Por O Dia

Campos dos Goytacazes (RJ) - Um total de 15 institutições estão comprometidas formalmente com a criação do Parque Tecnológico do Norte Fluminense. Um protocolo de intenções visando à implementação do projeto foi assinado na tarde da última quarta-feira (18), em evento realizado na Câmara Municipal de Campos.

Em seu discurso, o reitor da Uenf, Silvério de Paiva Freitas, comparou a união de forças para a criação do Parque Tecnológico do Norte Fluminense com a mobilização popular que resultou na criação da UENF no final dos anos 80. Lembrando que o projeto inicial da UENF já previa a criação de um parque tecnológico, Silvério afirmou que a participação da sociedade civil organizada é um requisito fundamental para o sucesso do empreendimento.

Freitas foi um dos que assinaram o protocolo de intenções. "Aqui está reunida a força de Campos. Tenho certeza de que em breve estaremos colhendo os primeiros frutos desta ideia, pois o material necessário já existe", disse.

O reitor do IFF, Luís Augusto Caldas Pereira, ressaltou a importância da participação das instituições acadêmicas no Parque Tecnológico com vistas ao desenvolvimento sustentável do Norte Fluminense.

Já o presidente da Firjan, Geraldo Coutinho, ressaltou o caráter inédito na iniciativa, lembrando que o Parque vai inserir Campos e região entre os locais de investimento do país. Grande parte dos participantes elogiou o trabalho e a perseverança do professor Ronaldo Paranhos, diretor da Agência Uenf de Inovação, lembrando que seu papel foi fundamental na aglutinação de tantas pessoas em torno do projeto.

Além da Uenf, assinaram o documento as seguintes instituições: Instituto Federal Fluminense (IFF), Federação das Indústrias do Estado do Rio de janeiro (Firjan), Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Fundação Estadual do Norte Fluminense (Fenorte), Institutos Superiores de Ensino Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (Isecensa), Universidade Cândido Mendes (Ucam), Centro Universitário Fluminense (Uniflu), Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Microempresas (Sebrae), Universidade Federal Fluminense (UFF), Fundação Benedito Pereirea Nunes, Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (Fundenor), Sociedade Universitária Redentor, Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic) e Prefeitura de Campos.

* Com informações da Uenf

Últimas de _legado_O Dia no Estado