Feriadão da Semana Santa com hotéis lotados no interior

Reservas superam as feitas na capital, segundo pesquisa da rede hoteleira. A maioria é de turistas nacionais, muitos vindos de São Paulo

Por O Dia

Rio -  O feriadão prolongado da Semana Santa está lotando os hotéis e pousadas no interior do estado. A procura é superior à capital, com média de ocupação já batendo 83%. Destinos como Petrópolis, Teresópolis, Paraty, Búzios, Arraial do Cabo e Mangaratiba já ultrapassam 90% de quartos reservados para o feriadão.

"A ocupação do interior do estado bastante influenciada pelos turistas cariocas, que aproveitam os fins de semana prolongados para escapar para os arredores, sem a necessidade de grandes investimentos em aéreo", conta Alfredo Lopes, presidente da Associação de Hotéis do Rio (ABIH-RJ).

Segundo o levantamento, os bairros da Zonal Sul registram médias acima dos 75%, índice superior aos 55% apurados na média geral da cidade. As regiões mais procuradas pelos turistas na capital são Ipanema/ Leblon (78,99%) e Copacabana/Leme (76,11%).

"Entre as reservas de hotéis em todo o estado de quinta-feira até domingo, 73,83% foram feitas por turistas nacionais, com maior procura de público proveniente do interior do estado de São Paulo", explica Nilo Sergio Félix, secretário estadual de Turismo.

Nesta terça-feira (31), ele se reuniu com o ex-ministro do Turismo, Caio Carvalho, para discutir o calendário de eventos turísticos no Brasil e aampliação do turismo receptivo, assim com o doméstico, que sofre influência pela alta do dólar.

Durante a reunião, o secretário falou sobre a importância de se potencializar ações voltadas para os visitantes de regiões vizinhas, responsáveis pelo maior número de reserva de hotéis neste feriadão.

Segundo Nilo Sergio, o atual cenário do câmbio gera uma elevação na procura das cidades brasileiras como destino turístico para estrangeiros. Da mesma forma, os próprios brasileiros optam por roteiros de curtas distâncias em viagens de férias ou em feriados.

Confira a taxa de ocupação em algumas cidades do interior do Rio para o período de 3 a 5 de março:

Armação dos Búzios - 90%

Cabo Frio - 70%

Arraial do Cabo - 90%

Mangaratiba - 90%

Rio das Ostras - 65%

Angra dos Reis - 85%

Paraty - 100%

Petrópolis - 95%

Teresópolis - 95%

Nova Friburgo - 75%

Penedo (Itatiaia) - 70%

Conservatória (Valença) - 98%

Vassouras - 95%

Macaé - 40%

Valença - 98%

Itatiaia - 70%

Média - 83%




Últimas de _legado_O Dia no Estado