Alvo de vândalos, escultura de Brigitte Bardot vai 'desaparecer' de Búzios

Depois de 16 anos sentada olhando para o horizonte na Praia da Armação, escultura vai passar por manutenção

Por O Dia

Rio - Depois de 16 anos sentada olhando para o horizonte na Praia da Armação, orla de Búzios, a escultura de Brigitte Bardot vai finalmente tirar umas férias. A partir desta segunda-feira, quem visitar Búzios vai estranhar a ausência da estátua da atriz francesa. Mas é por pouco tempo. Conhecida mundialmente e muito procurada por turistas que fazem questão de posar para fotos ao seu lado, a escultura em tamanho natural é uma reprodução fiel em bronze de uma foto de Brigitte, quando ela esteve no balneário, ainda nos anos 1960, e colocou a então desconhecida aldeia de pescadores no mapa da fama.

A artista plástica Christina Motta, autora da estátua, vive há 25 anos em Búzios e, além de Brigitte Bardot, assina a escultura do maestro Tom Jobim, na orla de Ipanema e de mais uma dezena de outras peças espalhadas pelo Brasil. Ela diz que em 15 anos é a primeira vez que consegue levar a escultura da atriz francesa para ‘descansar’. “Ela vai voltar recauchutada, mais bonita e jovem do que nunca, e terá os cuidados que toda musa merece”, garante.

Atacada por vândalos%2C a escultura já foi pixada%2C perdeu o seu chapéu e chegou a ser amarrada a um carro Divulgação

Christina revela que ficou bastante honrada na época, logo depois da emancipação de Búzios, quando a convidaram para criar a escultura. “O convite partiu de Mario Paes, organizador do Festival de Cinema de Búzios. Ele conseguiu o patrocínio e juntos pesquisamos várias fotos feitas pelo francês Denis Albanèse. Escolhemos uma e sentamos a moça em cima de uma mala”. A escultora só não esperava que seu trabalho tivesse a repercussão que teve. “Se eu ganhasse dez centavos de cada foto que fazem ao lado dela eu já estaria milionária”, brinca.

As “férias” da atriz francesa devem durar cerca de dois meses e vão custar R$ 43 mil, pagos pela Prefeitura de Búzios. “Desde 1999, quando foi inaugurada, a escultura já foi alvo do ataque de vândalos que picharam seu corpo, roubaram seu chapéu e até mesmo a amarrarram numa corda para que um carro a puxasse. Vamos cuidar dela com carinho”, diz a sua criadora.

Um brinde na hora da despedida

?A Prefeitura de Búzios está organizando um evento para quem quiser dar um “até logo” para Brigitte Bardot. Será nesta segunda-feira, às 17h30, bem em frente à escultura da atriz francesa e todos estão convidados para um brinde.
Historiadores, artistas e autoridades locais estarão presentes ao evento que promete movimentar ainda mais a famosa orla.

Assim que a escultura for retirada, será lançada a campanha “Onde está Brigitte?”. Todos os moradores de Búzios, turistas e fãs de Brigitte Bardot poderão participar, enviando, via redes sociais, seus palpites sobre o paradeiro da escultura que é sinônimo da cidade. Aquele que enviar a resposta mais original levará para casa uma miniatura da escultura oficial.

Para o secretário de Turismo da cidade, José Marcio Moreira dos Santos, esta é uma homenagem a uma atriz que virou símbolo da cidade. “Todos nós vamos sentir saudades, mas garanto que Brigitte Bardot vai voltar à nossa orla mais linda do que nunca. Afinal, seu charme e sua popularidade já são marcas de Búzios”.

Últimas de _legado_O Dia no Estado