Santas Casas podem ter perdão da dívida de taxas de saúde nos últimos cinco anos

Deputado pedirá a governador que envie mensagem a Alerj concedendo remissão dos débitos nas entidades filantrópicas

Por O Dia

Rio - Um alívio para a crítica situação financeira das Santas Casas de Misericórdia do estado. A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça -feira (23) a indicação 16/2015, do deputado estadual Andre Lazaroni (PMDB), que solicita o envio de mensagem pelo Executivo à Casa pedindo a concessão de remissão dos débitos dos últimos cinco anos da taxa de saúde das filantrópicas. Esta taxa é referente a revalidação anual de licença das entidades.

“Vou explicar ao governador Luiz Fernando Pezão a importância desta indicação para perdão das dívidas da taxa de saúde. Esta taxa quando não é paga, acaba impedindo o repasse de recursos do governo federal para o governo estadual. Esta Indicação é de grande importância para as casas filantrópicas que prestam serviço de excelência à população”, afirma o deputado Andre Lazaroni.

Líder do PMDB, ele deu entrada na indicação legislativa depois de uma reunião com a equipe da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vassouras, mantenedora do Hospital Eufrásia Teixeira Leite, naquele município. A unidade atende a 700 pacientes por mês e tem 180 leitos prontos para serem ocupados, mas 120 estão ociosos.

“Solicitei ao secretário estadual de Saúde uma intervenção naquele município. O hospital está com andares vazios e leitos prontos para serem ocupados, inclusive de UTI”, lembra o parlamentar. A unidade é referência no estado no tratamento de pacientes com problemas vasculares através de ozonioterapia, uma máquina capta o gás Oxigênio do ambiente, transforma em gás ozônio e mistura com água.

Últimas de _legado_O Dia no Estado