Tour da tocha movimenta cidades

Municípios do estado que vão receber o revezamento do símbolo olímpico aceleram preparativos

Por O Dia

Rio - As 40 cidades fluminenses que vão receber a tocha olímpica antes de sua chegada triunfal ao Rio de Janeiro, em 4 de agosto, já deram a largada nos preparativos. Em Niterói —uma das oito onde a tocha também vai pernoitar —, dentre as possíveis personalidades escolhidas para carregar o símbolo, estão os irmãos velejadores Torben e Lars Grael, ex-campeões olímpicos.

A passagem do símbolo dos Jogos por lá, no dia 2 de agosto, faz parte do programa ‘Niterói Cidade do Esporte’. A prefeitura prepara uma grande celebração no Caminho Niemeyer, com programação cultural, shows e acendimento da pira. O revezamento na cidade contará com a participação de 60 atletas e cidadãos niteroienses.

Os preparativos incluem atividades com as escolas municipais para explicar um pouco mais sobre o evento e os atletas da cidade às crianças. O grupo de trabalho desenvolve ainda projetos de experimentação esportiva e paradesportiva de diferentes modalidades, com visita de atletas às escolas. O Projeto Transforma, em parceria com a Rio 2016, também promete engajar e levar conhecimento aos alunos. O incentivo aos esportes junto às crianças e jovens é um dos focos.

Revezamento da tocha vai envolver mais de 300 cidades em todo o país a partir de maio%2C 40 delas no RioGlaucio Burle

Em Volta Redonda, segundo Rose Vilela, secretária de Esporte e mãe do nadador Thiago Pereira, a ideia é que os Jogos Estudantis municipais, previstos para depois da Olimpíada, sejam antecipados. É planejada ainda uma grande mobilização nas escolas onde os alunos conhecerão melhor o evento e a importância da tocha. Na cidade serão cerca de 10 km percorridos por aproximadamente 50 pessoas. A cada 200 metros, em todas as cidades, há o revezamento.

Cidades vão receber equipes

Das oito cidades onde a pira olímpica vai pernoitar no estado, Petrópolis e Cabo Frio também terão outra responsabilidades. Equipes olímpicas podem escolher as cidades para entrarem em contato com o clima do estado e se prepararem para os Jogos. Em Petrópolis, já está confirmada a equipe brasileira de Mountain Bike e está em negociação a vinda das equipes suíça e italiana.

“Entendemos que as instalações da capital são ótimas e com isso não podemos competir, mas temos a certeza de que nossas instalações também atendem aos critérios e, por isso, esperamos receber algumas equipes”, diz Renato Freixiela, secretário de Esporte e Lazer de Petrópolis.

Em Cabo Frio a atividade turística deve ser aquecida com a passagem da tocha e a recepção dos atletas. “O movimento criado pelos Jogos deve levar ao município economia positiva e mídia, incentivando ainda mais o turismo”, diz Segundo Luane Ferreira, superintendente de Turismo do município.

Confira o cronograma em todo o estado

27 de julho - Paraty e Angra dos Reis

28 de julho - Rio Claro, Resende, B. Mansa e V. Redonda

29 de julho - Piraí, Barra do Piraí, Vassouras, Paraíba do Sul, Três Rios e Petrópolis

30 de julho - Teresópolis, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu e Nova Friburgo

31 de julho - Cordeiro, Itaocara, São Fidélis, Campos dos Goytacazes, Conceição de Macabu e Macaé

1º de agosto - Rio das Ostras, Búzios, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio

2 de agosto - Saquarema, Rio Bonito, Tanguá, Itaboraí, São Gonçalo e Niterói

3 de agosto - Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Belford Roxo e Nova Iguaçu

4 de agosto – Rio de Janeiro

Últimas de Rio De Janeiro