Jovens do Complexo da Maré vencem projeto do Governo do Estado

Grupo da comunidade do Parque União venceu edital e terá R$ 17 mil para realizar cursos profissionalizantes para jovens

Por O Dia

Rio - No Rio de Janeiro não se fala do Complexo da Maré sem se falar, na maioria das vezes, em violência. Entretanto, esta tônica está sendo mudada. Um grupo de jovens do Parque União — uma das 17 favelas que compõem a Maré — junto com outros 48 grupos de diversas comunidades do Rio, venceram um edital do programa "Caminho Melhor Jovem" e ministrarão cursos profissionalizantes para jovens daquela localidade, de forma gratuita.

Parque União é uma das 17 favelas do Complexo da Maré Carlos Eduardo Cardoso / Agência O Dia

Com o tema "Maré Articulada — Desenvolvendo a Capacitação dos Jovens em seu Território", o grupo irá ensinar, entre os dias 25 e 27 de abril e 02 e 04 de maio, oficinas de massoterapia, teatro, slackline e charme, na própria comunidade. Podem participar pessoas entre 15 e 29 anos.

O projeto, que é uma parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com a Secretaria Estadual de Esporte Lazer e Juventude (SEElJE) e tem a intenção de contribuir para que os alunos desenvolvam seus próprios negócios.

De acordo com o Governo do Estado, o programa já atendeu, desde 2013, mais de 9 mil pessoas em 15 favelas do Rio. Segundo a SEElJE, todos os profissionais das comunidades foram capacitados para ministrarem os cursos.

Grupo foi um dos vencedores do edital do projeto 'Caminho Melhor Jovem'Divulgação

Douglas Santos, um dos organizadores, diz que serão ofertadas 20 vagas para dança, 20 vagas para teatro, 16 para massoterapia e 40 vagas para slackline. No momento da inscrição, o aluno deverá levar identidade, comprovante de residência caso for maior. No caso de menores, eles deverão estar acompanhado dos pais. Se você é morador da Comunidade da Maré e deseja fazer um dos cursos, a inscrição acontecerá até as 20h desta segunda-feira, na Igreja Batista do Parque União, na Rua Ary Leão, nº 42.


Serviço

Projeto: "Maré Articulada — Desenvolvendo a Capacitação dos Jovens em seu Território"
Data de inscrição: 24 de abril de 2017.
Horário: Das 18h até às 20h.
Local: Rua Ary Leão, nº 42, Parque União, Complexo da Maré.

Últimas de Rio De Janeiro