Faltam 114 dias para a Tocha chegar

O grande símbolo dos Jogos passará em Niterói no dia 2 de agosto.Torben e Lars Grael já indicaram nomes para carregá-lo

Por O Dia

Já começou a contagem regressiva para a chegada da tocha olímpica em solo niteroiense. No dia 2 de agosto a cidade terá a honra de receber o símbolo e entregá-lo para o Rio. A tocha sairá daqui pela Baía de Guanabara no barco Aillen, um dos mais antigos do Brasil que, comandado por Wener Hansen em 1912, conquistou a medalha de prata nos Jogos de Estocolmo.

A prefeitura promete preparar uma festa extraordinária no Caminho Niemeyer para receber a tocha com direito a shows e diversas programações culturais. Mas, antes disso, atletas e cidadãos niteroienses - famosos e anônimos - vão se revezar para carregar a tocha pela cidade.

Ainda não há a confirmação do trajeto exato nem de quem vai fazê-lo, mas os pratas da casa Torben e Lars Grael, referências da vela, indicaram um nome cada para carregar esse símbolo olímpico. Torben indicou o Senhor Walmir, funcionário mais antigo do Rio Yacht Club Sailing. Já Lars indicou o atleta Clínio Freitas, parceiro dele na conquista do bronze olímpico nos Jogos de Seul em 1988.

Foi Clínio que ajudou a tirar Lars da água no acidente em 1998. Ele perdeu a perna após ser atingido pela hélice de uma embarcação que invadiu a área de uma competição que ele disputava.

Torben Grael (esq.) quer que Walmir carregue a tochaDivulgação


Já nos preparativos para a passagem da tocha e a chegada das Olimpíadas, a secretaria de Esportes vem realizando diversas atividades nas escolas municipais. Uma delas é o Atleta nas Escolas, que leva grandes nomes olímpicos a salas de aula para deixar os alunos mais informados sobre os Jogos e mais próximos da rotina de um atleta.

E tem ainda o projeto Motivação, que a cada último sábado do mês leva a espaços públicos aulões de modalidades olímpicas.

Dentro do eixo de incentivo aos esportes, a prefeitura também está construindo novos equipamentos como o primeiro ginásio Municipal no Campo Belo (Itaipu) e a reforma e ampliação do complexo esportivo da Concha Acústica.

Além disso, até agosto serão realizadas competições de basquete de cadeira de rodas, torneio esportivo na Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e um circuito de tendas esportivas nas praças.


Confira parte do percurso da tocha no estado:

>1º DE AGOSTO
Rio das Ostras, Búzios, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio

>2 DE AGOSTO
Saquarema, Rio Bonito, Tanguá, Itaboraí, São Gonçalo e Niterói

>3 DE AGOSTO
Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Belford Roxo e Nova Iguaçu

>4 DE AGOSTO
Rio de Janeiro


Matéria do estagiário Diego Viana

Últimas de Rio De Janeiro