Artes e sabores no Norte Fluminense

Música, literatura e culinária diversificada são os ingredientes do Festival Macaé de Cultura e Gastronomia

Por O Dia

Rio - Uma pitada de música, outra de literatura. No cardápio, quitutes de dar água na boca. De hoje até domingo vai ser realizado o Festival Macaé de Cultura e Gastronomia. Em sua oitava edição, o evento acontecerá na Praia dos Cavaleiros, tendo como tema 'Nas Mãos do Chef'. No total, 19 estabelecimentos prometem oferecer o melhor da culinária da região — pratos a R$ 20 e sobremesa a R$ 18. 

Festival de música, literatura e gastronomia agita MacaéDivulgação

Entre as receitas do festival, pratos como escalope de filé mignon refogado na manteiga com ervas finas ao molho blue cheese e purê de batatas, servido em cestinha de parmesão, e ragu de lagosta com talharim fresco ao molho branco e alho poró. Outro quitute é o porco laqueado no melado com cogumelos frescos e aligot de abóbora. A única sobremesa é o pavlova — espécie de bolo à base de merengue — com creme de pâtisserie com banana caramelada.

De acordo com Renato Nicoli, presidente do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, os produtos que serão utilizados para a criação dos pratos são de Macaé, contribuindo para movimentar a economia da cidade. "Essa edição é um desafio para o grupo. Fazer parte do calendário oficial da cidade é de grande responsabilidade. Nossa proposta é oferecer à população uma vasta programação cultural, que promete agitar o evento", destaca.

O festival ainda terá food bikes e estandes de cervejas artesanais — Crow, Imperial Sallon, Coronel Pafo e Show de Bola — e de vinhos. Para a criançada, espaço com opções de entretenimento e lazer. Haverá também exposição de artesanato com artistas e artesãos locais. Na programação musical, shows com as cantoras Allie Maranhão (quinta) e Flávia Duboc (sexta), e a banda Jazz Macaípa (sábado), além de roda de samba (domingo).

Na literatura, o destaque fica por conta da Ciranda Literária de Macaé — a Clim. Com o tema 'A Literatura e as Artes', o evento terá oficinas e bate-papo com autores. Entre eles, o cantor, compositor e poeta Tibério Azul, o chargista e escultor Valber Benevides, e as escritoras Cristina Villaça e Dailza Ribeiro — autoras do livro 'Trem de Histórias'. Além deles, a autora de literatura infantil Simone Mota e a professora e poeta Cíntia Barreto.

PARTICIPANTES

BEM NATURAL
BOTECO DO BIGODE
DEVASSA
DURVAL GASTRONOMIA
ESTAÇÃO DA PRAIA
FRUTOS DE GOIÁS
ILHOTE SUL
KEBÄB STORE
LANCHERIA
LE BLANC GASTRONOMIA
LUIGI RISTORANTE
PARADA DO CHOPP
PICANHA DO ZÉ
SEÑOR SANCHO
SEU ADONIAS BOTEQUIM
PURO E SIMPLES
NÚCLEO GOURMET
XURRASCLUBE
GURIA CAFÉ E BRIGADERIA

Últimas de Rio De Janeiro