Petrópolis ganha Centro Referência da Juventude

Espaço vai oferecer, além de atividades esportivas e culturais, cursos de capacitação profissional

Por O Dia

Rio - Será inaugurado neste sábado em Petrópolis, na Região Serrana, o Centro de Referência da Juventude (CRJ). A unidade é a primeira do interior do estado e a sexta no Rio de Janeiro. No espaço, serão oferecidas cerca de 20 atividades, entre modalidades esportivas, oficinas culturais e cursos de capacitação profissional.

A capacitação profissional é um dos pontos altos do CRJ Petrópolis. Dez cursos voltados para o mercado de trabalho serão ofertados aos jovens de 15 a 29 anos. Entre os cursos ofertados estão o de: recepcionista, auxiliar administrativo, auxiliar de departamento de pessoal, auxiliar de recursos humanos, logística, telemarketing, agente de informações turísticas, inglês, curso de recreador/animador cultural, além de operador de máquinas pesadas. O espaço também terá aulas de judô, jiu-jitsu, capoeira, xadrez, zumba, ginástica/alongamento e teatro. 

Comemoração com tom natalino

Uma ação social, com serviços de emissão de documentos, marcará o início da inauguração, prevista para às 10h. Órgãos como Detran e Fundação Leão XIII vão atender aos interessados em tirar segunda via de carteira de identidade, entre outros serviços.

A comemoração terá um tom natalino e contará com a apresentação da ‘Ação Social pela Música do Brasil’. A orquestra é composta por moradores de comunidades carentes e entoará canções de Natal para quem estiver prestigiando o evento. Haverá ainda o sorteio de brindes e oficina de grafite, ações que fazem parte da contrapartida social da Maratona do Rio, competição viabilizada pela Seelje, por intermédio da Lei de Incentivo ao Esporte.

O plano de expansão dos Centros de Referência da Juventude é um dos pontos da política pública voltada aos jovens, o “Rio de Juventudes”, elaborado pela Superintendência a partir de 2015, ano em que a pasta de juventude foi incorporada ao esporte e lazer.

"Nossa expectativa é que cerca de 1.500 jovens utilizem esses serviços, o qual leva mais esporte, lazer, cultura e capacitação para os jovens petropolitanos", disse  a Superintendente de Políticas Públicas de Juventude da Seelje, Jéssica Ohana.

O Centro de Referência da Juventude está presente em cinco comunidades do Rio de Janeiro. São elas: Cidade de Deus, Manguinhos, Complexo do Alemão, Vila Paciência e, o mais recente, inaugurado no mês de novembro, no Fumacê, em Realengo.

Serviço:

Inauguração do CRJ Petrópolis. Rua Santo Antônio, nº 248, Alto da Serra - Petrópolis.  Sábado, às 10h.


Últimas de Rio De Janeiro