Botafogo vence e agora secará a Ponte Preta por uma vaga na Libertadores

Glorioso bateu o Criciúma por 3 a 0 no Maracanã; Macaca vai disputar a final a Copa Sul-Americana

Por O Dia

Rio - O dever de casa foi feito, agora o Botafogo precisa torcer. O Glorioso derrotou o Criciúma por 3 a 0 no Maracanã, mas precisa secar a Ponte Preta, que vai disputar a final da Copa Sul-Americana, para garantir uma vaga na Libertadores de 2014. Com gols de Lodeiro, Elias e Seedorf, o Glorioso termina o Brasileirão com 61 pontos, na quarta posição da tabela.

Rafael Marques vai ficar de olho na Ponte PretaMárcio Mercante / Agência O Dia

Com um jogo pegado, Edílson arriscou de longe em cobrança de falta, mas a bola acabou indo para fora na primeira boa chance do Alvinegro. As bolas paradas eram realmente a melhor arma do Botafogo e após cobrança de falta de Lodeiro a bola acabou passando por toda a zaga do Criciúma e foi parar no fundo da rede. Como resposta o Criciúma emplacou um bom ataque, mas viu o goleiro Jefferson evitar o gol de empate.

Jogando com tranquilidade, o Botafogo tinha o domínio do jogo. Com um bom sistema defensivo e com facilidade para armar suas jogadas de ataque, o Alvinegro chegou a ampliar a vantagem aos 35 minutos, mas o mergulho de Elias para marcar o segundo gol do Bota contou com a posição irregular do atacante, que viu o lance ser anulado.

>>> FOTOGALERIA: Confira as fotos da partida entre Botafogo e Criciúma

Com maior posse de bola e ofensivo, o Botafogo dominava o jogo. O time de Oswaldo de Oliveira alcançava sucesso em todo o tipo de jogada que tentava, avançando com os laterais ou arriscando jogadas pelo meio, e terminou a primeira etapa com um total domínio.

Logo no início do segundo tempo, o Botafogo voltou a mostrar o desejo pela vitória. A postura ofensiva se repetiu e logo nos primeiros minutos o volante João Vitor impediu o ataque de Lodeiro e acabou expulso. Na cobrança da falta, o lateral Edílson voltou a assustar os adversários e acertou o travessão.

Pressionando a todo custo, o Botafogo ainda teve um novo gol anulado em razão de impedimento e a torcida alvinegra chegava a se irritar com a quantidade de gols perdidos. Mas aos 22 minutos, Elias deixou para trás os dois lances anulados e marcou o segundo gol do Botafogo no Maracanã. Para fechar com chave de ouro, o craque Seedorf ainda deixou sua marca com uma cabeçada certeira para firmar de vez a vitória alvinegra. O craque ainda deixou o campo aclamado e chorando ao ser substituído aos 45 minutos.