Desenvolvimento do turismo chegará aos municípios do Estado

Portal na Internet foi criado para que as Secretarias de Estado de Turismo divulguem suas ações

Por O Dia

Rio - Durante a 47ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Turismo do Rio de Janeiro CET-RIO), foi anunciado um Plano de Comunicação Integrada da Secretaria Estadual de Turismo (Setur) para alavancar o futuro turístico do estado. O objetivo é integrar e consolidar a informação entre os órgãos de turismo, no sentido de unir as assessorias de imprensa de órgãos ligados ao setor para falarem uma mesma língua, lutando juntas pela promoção e defesa turística do Estado do Rio como um todo.

Segundo o vice-presidente do CET e Subsecretário Estadual de Turismo, Claudio Magnavita, que conduziu a reunião, o plano consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos pelos órgãos em questão (Secretarias Municipais, CVBx, Conselhos de Turismo, etc), a fim de agregar valor ao turism o no estado e de consolidar a sua imagem dentro e fora do país.

Cidades da região dos Lagos%2C com grande potencial e desenvolvimento turístico serão beneficiadas ao lado de outras regiões Bárbara Araújo/ Divulgação


Ainda de acordo com Magnavita, o enraizamento de cada órgão poderá fortalecer o turismo no estado. Para isso, criou-se um portal – www.fornatur.tur.br – para que os Secretários de Estado de Turismo possam realizar as divulgações das ações de suas Secretarias. “A ideia é copiar este modelo aqui no Estado do Rio, onde as Secretarias Municipais de Turismo, munidas de seus links, façam as inserções das informações de suas ações. Desta forma, será mais fácil o estado divulgar seus destinos, informando a peculiaridade de cada um”, explicou, acrescentando que os órgãos estaduais de turismo, que fazem parte do conselho, também terão acesso administrativo ao portal.

Marco Navega, presidente da Federação de Convention Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ), ressaltou que é chegado o momento dos Conselheiros Estaduais tomarem ciência das reais necessidades e aspirações do trade turístico de todos os municípios do Estado, em especial daqueles possuidores de um escritório de negócios em turismo, ou seja, de um Convention Visitors Bureau.

“Trabalhar em parceria com a Setur, tendo como gestor o Secretário Ronald Ázaro e agora, com o aporte do Magnavita, é importante para buscarmos recuperar o tempo perdido do Rio de Janeiro no turismo Nacional. Precisamos dar movimento continuado às ações de promoção e de formação profissional em todo o Estado. Somente com parcerias entre governo e iniciativa privada será possível alcançarmos estes objetivos", observou Navega.

Também foi apresentada a elaboração do projeto executivo de sinalização turística nos Polos Litoral e Serra, através do Programa do Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR-RJ). O chefe de gabinete da pasta, Marco Pereira ressaltou que, após quatorze meses de trabalho intenso, foi finalizada a primeira fase do projeto e que, agora, é partir para execução.

Últimas de _legado_O Dia no Estado